Diante das redações mais enxutas, integrada por profissionais bem mais jovens, acostumados a lidar freneticamente com as mídias sociais, onde textos longos são descartados, o menos é mais.

  • Evite fazer um release muito extenso.
  • Priorize uma linguagem direta, informativa, sem o uso de adjetivos e gerúndios.
  • Use como referência uma notícia de rádio, aquela que você escuta e compreende facilmente.

Estruture o texto da seguinte forma:

1. TÍTULO

Faça um título com até 90 caracteres (incluindo espaços), tendo em mente que tanto o Google quanto o Yahoo destacam em suas buscas títulos com até 60 toques. Use poucas palavras e inclua verbos que sugiram uma ação. O título ganha força com números (R$ = investimento, % = percentual e quantidade);

2. LINHA FINA / SUBTÍTULO

Para expandir sua ideia principal, abaixo do título crie um subtítulo (ou linha fina) e coloque algumas palavras-chaves que possam manter o interesse do jornalista para toda a informação;

3. REDAÇÃO

Redija seu press release tendo em mente que você precisa “vender” sua pauta para o jornalista. Busque um “gancho” relevante para seu texto informativo usando como regra para seu “lead” as respostas a estas perguntas: O que? Quem? Como? Quando? Onde? Por que?

4. FINALIZAÇÃO

Organize tudo de forma direta e objetiva e pronto! Aí está sua sugestão de pauta. Mas se quiser aprofundar um pouco mais, faça mais um ou dois parágrafos incluindo detalhes e dados de serviço.